Irmãos na mesma escola: vantagens e desvantagens

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Você sabia que a Lei Federal Nº 13.845, de junho de 2019, possibilita a garantia de vagas na mesma escola para irmãos que frequentam a mesma etapa ou ciclo de ensino na educação básica?

Entretanto, surge a questão: é vantajoso para os irmãos estudarem juntos?

Com o início das aulas, é comum que famílias com filhos em idades próximas desejem matriculá-los na mesma escola. Embora as vantagens sejam evidentes, como um único trajeto para levar e buscar, compartilhamento de espaços e possivelmente os mesmos professores, cada situação deve ser analisada individualmente.

Veja também: + Como conseguir uma Bolsa de Estudo no programa do Melhor Escola?

Continue a leitura para saber mais detalhes sobre as vantagens e desvantagens de irmãos na mesma escola.

Irmãos e irmãs na mesma escola: considerações iniciais

A dúvida sobre os irmãos estudarem na mesma classe é recorrente, especialmente entre famílias com gêmeos ou trigêmeos. Enquanto alguns acreditam que estar na mesma turma pode promover colaboração nos estudos e facilitar a coordenação entre os pais e a escola, outros temem que um irmão depende excessivamente do outro, afetando o desenvolvimento individual.

No caso dos irmãos gêmeos, que compartilham uma ligação especial desde a gestação, é importante considerar o fortalecimento desse vínculo. No entanto, é crucial incentivar a individualidade, seja em casa ou na escola. Chamar cada criança pelo nome, vesti-las de maneira diferente e respeitar suas preferências são práticas fundamentais.

Outro ponto importante é que pais e professores devem agir com cautela, observando a adaptação e o desempenho de cada irmão, tratando-os como indivíduos independentes. Promover a independência dentro e fora da sala de aula é essencial para que desenvolvam suas identidades.